Como funciona a tecnologia SAR?
| Radaz | Blog
SAR, ou Radar de Abertura Sintética, é uma tecnologia poderosa que utiliza ondas eletromagnéticas para obter imagens bidimensionais e tridimensionais de alta resolução da superfície e subsuperfície da Terra. Ao contrário dos sensores ópticos, o SAR pode ver através de nuvens, nevoeiro, escuridão, vegetação e subsolo, tornando-se uma ferramenta valiosa para uma ampla gama de aplicações no ambiente, agricultura, proteção civil, mineração e cidades inteligentes.
Ao enviar pulsos de energia eletromagnética e medir suas reflexões, o SAR pode estudar a cobertura vegetal, a superfície e subsuperfície e fornecer informações sobre a cobertura vegetal, o modelo digital de superfície, a imagem ortorretificada da superfície, o modelo digital de terreno e a tomografia subsuperficial. Ele pode fornecer informações únicas, como a umidade gravimétrica do solo e o afundamento do solo sob vegetação densa, a localização e tamanho de formigueiros sob florestas industriais e o mapa de biomassa de tubérculos à previsão precisa da data da safra.
Graças aos avanços na tecnologia SAR, agora temos acesso a mais dados do que nunca, o que está nos ajudando a entender melhor nosso planeta e tomar decisões mais informadas sobre como protegê-lo. Desde o rastreamento do afundamento da superfície para prevenção de desastres naturais até o mapeamento do crescimento e saúde das florestas e culturas, o SAR está se mostrando uma ferramenta inestimável para cientistas, formuladores de políticas e cidadãos.