Skip to main content

RADAZ inaugura nova sede e amplia presença internacional

| Radaz | Notícias

Compartilhe:

São José dos Campos, 12 de maio de 2025 – A RADAZ, empresa brasileira especializada em sensoriamento remoto por radar, anuncia a inauguração de suas novas instalações no polo tecnológico de São José dos Campos (SP). A estrutura representa um avanço significativo no processo de expansão da companhia, que em 2024 alcançou um faturamento de R$ 17 milhões e prevê mais que dobrar esse valor em 2025. Com laboratório avançado, showroom para demonstrações tecnológicas e um campo de testes dedicado a voos de produção, o novo centro fortalece a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e produção da empresa.

O crescimento da RADAZ é impulsionado pelo sucesso de seu principal produto: o RD350, radar de abertura sintética (SAR) ultracompacto, pesando apenas 5 kg, embarcado em drones de pequeno porte. Único no mundo a operar com três bandas simultâneas (C, L e P), o RD350 realiza monitoramento da superfície e diagnósticos tomográficos do subsolo, mesmo em áreas de difícil acesso, vegetação densa ou sem luminosidade.

“A miniaturização do radar e a combinação das três bandas permitem uma leitura precisa, decímetro por decímetro, oferecendo dados fundamentais para monitoramento de regiões com dutos, barragens, plantações, entre outras aplicações”, afirma Laila Moreira, diretora técnica e cofundadora da RADAZ, responsável pela pesquisa de doutorado na Unicamp que originou a tecnologia.

O radar brasileiro já é utilizado por instituições e governos em países como Alemanha, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos e Suécia, para monitoramento de vulcões, redes de dutos, florestas, barragens e infraestrutura urbana. Este ano a Radaz conquistou dois novos contratos, com a Itália e com a Finlândia, consolidando a presença e expansão internacional da empresa.

Com seis pedidos de patente – sendo que um deles já concedido nos Estados Unidos – e atuação crescente em feiras internacionais, como a recente participação na PIERS 2025, que aconteceu no início de maio, nos Emirados Árabes Unidos, a RADAZ apresenta ao mercado internacional uma tecnologia nacional de ponta, acessível, portátil e de alto impacto socioambiental.

“A RADAZ nasceu com o propósito de democratizar o acesso a tecnologias de sensoriamento remoto. Hoje, além de entregar inovação com base científica, levamos segurança, sustentabilidade e eficiência para os mais diversos setores”, destaca Norivaldo Corrêa, CEO da empresa.

Sobre a RADAZ

A RADAZ foi fundada em 2017 com o propósito de desenvolver soluções em sensoriamento remoto por radar, unindo inovação tecnológica e excelência técnica. Desde então, a empresa vem consolidando sua atuação nos mercados nacional e internacional, com um crescimento contínuo impulsionado, principalmente, pelas exportações. Com sede no estado de São Paulo, a RADAZ tem como propósito atuar globalmente de forma alinhada às melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

Com foco na diversificação de mercados e no fortalecimento de parcerias estratégicas, a empresa projeta a ampliação do uso de suas tecnologias em setores como mineração, gestão ambiental, defesa civil e infraestrutura urbana. Essa diretriz está em sintonia com a missão da RADAZ de contribuir com soluções de alto desempenho para o desenvolvimento sustentável e para a segurança de operações em diferentes áreas da sociedade.